PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE BIODANZA – A Biodanza torna as pessoas mais flexíveis e sensíveis?

Gostava de saber de que forma a Biodanza torna as pessoas mais flexíveis e também muito mais sensíveis para as pequenas coisas da vida?

 


 

Olá Lena,

Muito obrigado pela tua pergunta muito interessante. Pela maneira como colocas a pergunta, já está implícito que a Biodanza ajuda as pessoas a ficarem mais flexíveis e sensíveis e isso agrada-me imenso, pois concordo totalmente.

Já a forma como o consegue prende-se fundamentalmente com o facto de usarmos a vivencia como mecanismo de ação, ou seja, como metodologia de intervenção. Quando pensamos sobre as coisas, apenas ficamos com ideias sobre elas e já sabemos pela experiência que pelo facto de sabermos algo, isso não implica de forma direta uma alteração do comportamento, ou numa integração de uma determinada qualidade. Mas quando vivenciamos, ou seja experimentamos, como atuamos além do pensamento, integrando também o corpo que é fonte de sensações, emoções, sentimentos, movimentos integrados, conseguimos alcançar melhor os efeitos desejados.

E quanto à flexibilidade e à sensibilidade, conseguimos alcançar os resultados mediante danças que favorecem esses aspectos: (i) danças que convidam o corpo a ficar mais flexível, com danças de extensão; (ii) danças que favorecem a agilidade, com controle voluntário dos movimentos, acelerando ou desacelerando o movimento; (iii) danças com interação com o o outro e com o grupo, que convidam a adaptar-se, a reagir, a interagir e, através das sensações e das emoções geradas, assim como da integração motora associada, conseguimos progressivamente ir ganhando mais e mais flexibilidade.

Já a sensibilidade vem de uma poesia do movimento e do encontro, buscando gestos, movimentos, danças individuais e com o outro que ajudam a integrar a sensibilidade. Gestos lentos, suaves, contínuos, fluídos, delicados são os sugeridos para as vivências que vão facilitar a integração da sensibilidade.

Depois, sabemos pela experiência, que uma vivência integrada, provoca alteração de comportamento. Alguém que experimenta sucessivamente estímulos de flexibilidade, sensibilidade ou outros, vai incorporar esses comportamentos, ficando naturalmente mais aberto às pequenas coisas da vida e não só. Desenvolve uma maior capacidade de relação com a Vida, com os outros e consigo mesmo. Tudo através da dança!

Através da Biodanza, ao ritmo da vida 🙂

Um abraço forte,

Nuno Pinto


Todas as quintas-feiras, às 20:00, Grupo Regular de Integração BiodanzaNunoPinto

Local: Rua Rodrigues Sampaio, nº 19ª (metro Avenida), Lisboa

2 replies
  1. Josiane
    Josiane says:

    Boa noite.
    Sou do grupo regular de Biodanza de Pinheiro da Bemposta. Tou com o tumor maligno na mama e queria saber se a Biodanza e prejudicial na doença?

    Responder

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *